Olá! É sempre um prestígio ter você aqui.
Nesta publicação, você aprenderá a construir uma distribuição de frequências.
Uma distribuição de frequências é uma forma de apresentação de dados agrupados em classes. Uma classe é um intervalo numérico ou uma categoria. A quantidade de ocorrências dentro do intervalo ou em dada categoria deve ser anotada em uma coluna ao lado da respectiva classe.
Assim, temos duas colunas básicas, no início: a primeira com os rótulos das classes (que podem ser intervalos numéricos ou categorias), a segunda com as frequências.
A partir da segunda, podemos obter a terceira coluna, a de frequências acumuladas, que nada mais é do que o local de registro soma das frequências de uma classe a todas as frequências das classes anteriores.
Se tivermos três classes na categoria cor, azul, amarelo e vermelho, nesta ordem, se tiver 2 em azul, 2 em amarelo, e 3 em vermelho, na coluna de frequências acumuladas teremos os números 2, 4 e 7, respectivamente.
Na coluna de relativa percentual, dividimos a frequência de cada classe pelo total das frequências, multiplicando cada resultado por cem, para usarmos a notação percentual.
A coluna acumulada percentual tem seu preenchimento de forma similar ao que se fez na acumulada simples.
Para cada classe, pode-se calcular o ponto médio, que nada mais é do que a divisão por dois da soma dos limites da respectiva classe, no caso de classes compostas por intervalos numéricos. Caso tivéssemos uma classe definida pelo intervalo de 5 a 10, o ponto médio seria 7,5, que é o resultado de (5 + 10)/2.
No vídeo, fazemos um exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.