Olá! É sempre um prestígio a sua visita.
Esta publicação tem como objetivo conhecer melhor a estratégia para aprender dos internautas, como você, que me concede a honra de passar por aqui.
Uma estratégia, para início de conversa, pode ser entendida como um conjunto de ações combinadas para se atingir um objetivo. No nosso caso, o objetivo é aprender. Assim, listarei algumas estratégias de que já ouvi falar.
Você pode concordar ou discordar das estratégias aqui e incentivo que você participe, se desejar, comentando sobre a sua estratégia, o que funciona para você e o que você já testou e não deu certo.
1. Leitura com grifos - muitas pessoas gostam de grifar partes que julgam relevantes quando estão lendo. Eu mesmo faço isso, no meu Kindle. Infelizmente, eu nunca volto a ver o que marquei no Kindle porque não costumo ler o mesmo livro duas vezes, embora já tenha lido um único livro mais de 11 vezes.
Ao que parece, essa estratégia tem o objetivo de memorizar aquelas partes importantes, talvez lendo mais de uma vez o trecho destacado. No meu caso, costumo refletir um pouco sobre o trecho, antes de prosseguir com a leitura.
2. Resumir Capítulos - um bom resumo é realmente muito bom para que parte da leitura fique por mais tempo na memória. Nunca fiz resumos, mas conheço gente que adora fazer o conhecido fichamento de livro, que aliás é considerada por muitos como uma boa estratégia para aprender.
Quando resumimos, estamos também elaborando. Precisamos pensar em uma forma de dizer o que foi dito, mas de forma mais objetiva e direta. Esse esforço de elaboração ajuda tanto na compreensão quanto na memorização.
3. Gravar a própria voz e ouvir repetidas vezes - isso pode funcionar com um tipo específico de conteúdo, especialmente aqueles para os quais o espaço para o raciocínio é pequeno. Estudar uma lei, por exemplo, não tem muito espaço para o raciocínio, mas sim para a memória. Então, estratégias com ênfase na repetição para memorização, realmente, são mais adequadas.
Usei essa estratégia para estudar para um concurso da Caixa Econômica Federal, há muitos e muitos anos. Passei e fiz os exames médicos e psiquiátrico. No dia de assinar o contrato com a CEF, eu não fui. Eu não vou me estender nessa história, mas eu não me arrependo... Quer dizer, eu não posso me arrepender porque não assinei o contrato. Porém, sei que a carreira de bancário tem muitas oportunidades excelentes.
4. Elaborar questionários e responder algum tempo depois - nunca usei, mas sei que é bastante efetiva essa estratégia, pois na elaboração já se está praticando o que foi visto, ouvido ou lido, dando tempo para a assimilação, e forçando a memória depois de um tempo com as perguntas feitas.
Devo voltar aqui para adicionar mais estratégias. Então, fique à vontade para comentar e navegar nos outros conteúdos do Letionare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.