Olá! É um grande prestígio a sua visita.
Nesta publicação, listarei algumas medidas para que você se previna de fraudes financeiras.
Um tipo de fraude comum é a de plataformas e aplicativos que prometem dinheiro fácil, mas quando você tenta sacar, descobre que não é tão fácil assim e, muitas vezes, o usuário termina por perder dinheiro, além de tempo, o que é muito pior.
No ano de 2023, soube de uma plataforma que pedia para que o usuário fizesse um pequeno depósito e, a partir daí, poderia fazer avaliações que lhe renderiam pagamentos crescentes. Além disso, se o usuário conseguisse que uma pessoa indicada por ele entrasse para a plataforma mágica, receberia o bônus.
Quando me falaram dessa plataforma, pedi para que me explicassem como funcionava o pagamento. Imediatamente percebi que o negócio era inviável, pois os pagamentos excediam os valores que se receberia em comissão por uma venda. Cheguei a avisar à pessoa que me falara da plataforma de que ela acabaria ganhando inimigos por indicar aquele negócio cheirando a fraude.
Não se passou dois meses até que a plataforma travou, retendo todos os depósitos dos ingênuos e esperançosos que acreditaram ter recebido uma grande oportunidade de fazer renda extra pela internet.
Outro golpe comum ocorre pela invasão do seu celular, conectado a uma rede falsa (no sentido de que ela é montada para roubar dados dos aparelhos conectados a ela). Uma vez conectado a essa rede, seus dados podem ser capturados por criminosos, como aconteceu comigo no dia anterior a que escrevi este artigo. Também é possível ter problemas similares mesmo com uma rede verdadeira, desde que ela seja pública.
Por sorte, a equipe de segurança do banco percebeu que a compra fugia muito do meu perfil e bloqueou meus cartões. Não perdi nenhum centavo, apesar do aborrecimento de precisar tomar algumas medidas depois do ocorrido.
Para que você não precise passar pelas situações narradas aqui, nem por outras piores, listarei todos os cuidados e a postura que você deve adotar:
- Use uma VPN no seu celular sempre que for extremamente necessário se conectar a uma rede pública.
- Evite, a todo custo, usar aplicativos bancários ou de cartão de crédito em redes públicas, preferindo sempre os dados móveis do seu celular.
- Não confie em ninguém, mesmo que sejam funcionários de uma empresa, atendentes, vendedores, caixas ou garçons. Essas pessoas, em geral, são trabalhadores honestos, mas há sempre a possibilidade de um membro de quadrilha de estelionatários ter se infiltrado naquela empresa.
- Analise a sustentabilidade de um negócio pela internet antes de entrar em plataformas ou aplicativos que prometem pagamentos; É preciso entender a razão do pagamento e qual é a fonte do dinheiro.
- Afaste-se de plataformas ou aplicativos que solicitam pagamentos como condição para que você receba dinheiro ali, porque o mais fácil é que se trate de mais um golpe.
- Mantenha suas senhas seguras, atualizadas e difíceis de quebrar. Jamais use senhas que estejam relacionadas a você ou a alguém próximo. Eu tenho um aplicativo seguro, na Play Store, que não armazena senhas, mas apenas mostra senhas fortes para você copiar. Use-o, se tiver dificuldade para criar suas próprias senhas fortes. Você pode baixar meu App Gerador de Senhas Fortes clicando aqui.
- Ative a verificação em duas etapas em todas a suas redes, mas não use o seu número de telefone. Em vez disso, use um aplicativo autenticador, como o do Google. Você pode baixá-lo para o seu celular clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.