domingo, 1 de setembro de 2024

O Que Aprendi com Marketing Digital

 Olá! É um grande prestígio ter a sua visita.

Neste artigo, adotarei um tom mais pessoal do que de costume para falar da minha experiência com o marketing digital e tornar claros alguns pontos que são ignorados pela maioria das pessoas, especialmente as mais jovens e inexperientes.

O marketing digital não é nada mais do que o marketing que já conheci há muitos anos, quando fiz um curso na Fundação ligada ao Jornal O Povo, um dos mais importantes jornais do estado do Ceará, onde inclusive trabalhei como digitador dos famosos anúncios populares.

Nessa época, uma equipe enorme digitava anúncios que seriam veiculados no jornal de papel e circularia por todo o estado. Havia anúncios de vagas de emprego, de vendas de carros, de aluguéis de imóveis, de serviços de faxina, de aulas particulares e até de acompanhantes íntimas. Era um vasto campo de possibilidades de anunciar e a força dos anúncios populares era realmente acreditada e comprovada.

Eu mesmo utilizei os Populares do O Povo e os Classificados do Diário do Nordeste para vender, para comprar e também para anunciar minhas aulas particulares, conseguindo muitos alunos e alunas, fazendo uma renda importante para mim àquela época.

Já naqueles tempos haviam os picaretas, que publicavam anúncios com o intuito de aplicar golpes, tal qual ocorre atualmente no mundo digital. Eram anúncios de carros que não existiam, de imóveis com venda falsa ou aluguel falso, terrenos de marinha entre muitos outros golpes que temos a impressão que são novidade e que são proporcionalmente em maior número agora do que antes. Mas essa percepção é apenas devido a visibilidade e à velocidade trazida pela internet e pelas redes sociais.

Os golpistas migraram para o mundo digital e ficam cada dia mais sofisticados em seus golpes.

Tendo feito minha imersão pelo marketing digital, promovendo campanhas em várias plataformas e de vários tipos, compreendi como muitos golpes aplicados pela internet são tão efetivos.

Falarei de um golpe que uma pessoa próxima sofreu e darei uma hipótese para que essa pessoa caísse tão facilmente nesse golpe.

Começarei pela descrição desse golpe. Ele convence a pessoa a fazer uma transferência de um valor para uma suposta profissional do mercado financeiro que promete multiplicar o capital várias vezes, sendo uma promessa fantástica, mas crível para a maioria das pessoas que não entendem de investimentos. Depois que a pessoa transfere o dinheiro, o ou a golpista bloqueia a vítima em todos os contatos e desaparece.

Só que esse golpe não é simples como você pode pensar e até dizer: como é que uma pessoa cai numa conversa dessas?

Di-lo-ei como. O primeiro passo é o de segmentação de público, o que é um dos recursos mais poderosos das plataformas de anúncios. Isso significa que o anúncio será mostrado para pessoas com determinadas características e com determinados interesses.

Isso é uma novidade criada no marketing digital? Não. A segmentação já estava presente àquela época dos Populares do O Povo, de que falei. Certos anúncios eram impressos dentro de determinadas seções, por exemplo, a seção de esportes seria preferida por anunciantes de produtos esportivos. Isso é uma forma de segmentação de público.

E o que isso tem a ver com o golpe? Tudo. Porque, na internet, é possível escolher a idade, a renda, a formação e até se a pessoa está trabalhando e no que trabalha. Mas isso seria suficiente para minerar vítimas em potencial? Não somente isso, mas uma outra ferramenta de que falarei no próximo parágrafo.

Clicando na Imagem do Livro,
você irá para o site da Amazon e
ajudará a manter este blog ativo.

Há a possibilidade de apresentar um anúncio para alguém que clicou em seu anúncio anterior. O que é ótimo para os anunciantes de boa-fé, mas também favorecem incrivelmente aos golpistas. Porque o golpista pode fazer uma triagem, escolhendo as vítimas a dedo (quase que literalmente).

Então, o golpe em que a pessoa de que falei caiu começou com a apresentação de um anúncio aparentemente inócuo e bem intencionado sobre determinado assunto que ela tem interesse, interesse esse capturado pelas páginas que a pessoa segue, pelas publicações que curte, pelos vídeos que assiste, etc. Nesse primeiro anúncio, não é feita qualquer promessa, mas simplesmente se cria uma sequência de aumento de interesse, inflando o ego da pessoa, ao passo que pede mais informações, a pretexto de entregar mais detalhadamente a mensagem que está destinada àquela pessoa.

Coletados esses dados, a pessoa continua sendo estimulada por um texto altamente manipulativo, falado por uma voz altamente cativante, dizendo que há uma grande oportunidade chegando para a pessoa, que aquela oportunidade é a concretização de todas as suas preces e pela qual a pessoa tanto esperava, nutrindo o ego da pessoa com uma certeza baseada em crenças controversas, mas que são crenças consolidadas em muitas mentes, não podemos negar. Por exemplo, você diria que não acredita em Deus? A maioria das pessoas rechaçaria qualquer coisa que insinuasse a não existência de Deus, inclusive, muito provavelmente você. Então, apelar para as crenças das pessoas é uma das formas mais inescrupulosas e eficazes usadas por picaretas digitais.

Acontece que aquela promessa do universo feita no anúncio anterior deve aparecer inesperadamente em poucos dias. A pessoa, crédula, fica atenta a qualquer coisa que pareça uma oportunidade, pois confia nas entidades do universo de suas crenças e foi-lhe feita uma ressalva enorme, no mecanismo anterior de que ela não ousasse recusar essa grande oportunidade oferecida pelos deuses, pelo universo, pelas entidades ocultas ou outra coisa qualquer nesse sentido.

Poucos dias depois, de repente, um anúncio com uma grande oportunidade e com as palavras chaves pinçadas do anúncio anterior, disfarçadas habilmente, como se um anúncio nada tivesse com o outro.

A pessoa vê aquele anúncio e pensa: é essa a oportunidade que chegaria em poucos dias!

"As pessoas terão inveja de você e tentarão impedir o seu sucesso, não conte para ninguém porque vão tentar impedir você de crescer".

Não sei se foram essas as palavras que convenceram a pessoa, mas tenho certeza de que foram palavras nessa direção que a fizeram ignorar a regra básica de pedir a opinião de um verdadeiro especialista de confiança ou mesmo de um parente que tivesse mais experiência com essas coisas.

Nesse golpe, a pessoa perdeu algumas dezenas de milhares de reais.

Histórias assim você pode ver em matérias de revistas e de jornais, mas os detalhes de como o marketing digital é usado por esses picaretas, não aparece lá.

O golpe narrado é um dos mais sofisticados, mas há milhares de outros que fazem a pessoa jurar que aquilo não é um golpe, descobrindo que é um golpe somente quando está dentro do alçapão.

A despeito desses picaretas, há muita gente boa fazendo e vivendo de marketing digital, embora eu não conheça pessoalmente nenhuma delas. Eu já comprei produtos por meio de campanhas na internet e poucos deles eu me arrependi de ter adquirido. Como falei, há muita gente bem intencionada fazendo campanhas pela internet, com a real intenção de ajudar outras pessoas a encontrarem soluções para seus problemas.

O grande problema que vejo é que não há um código de ética e se existe, ele é simplesmente ignorado por muitas pessoas.

Exemplo da falta de ética são anúncios veiculados sobre curas que não existem, tratamentos alternativos ineficazes, entre outras coisas que prefiro não falar, porque há gente com muito dinheiro capaz de derrubar qualquer pessoa que tente falar sobre o que eles fazem, vendendo remédios mentirosos e métodos estapafúrdios para pessoas ingênuas que, depois de darem seu dinheiro a esses produtores inescrupulosos, sentem-se envergonhadas por não terem tido resultado nenhum e de terem sido enganadas tão facilmente, motivo pelo qual ficam caladas.

Para ilustrar, imagine que certo produtor faz uma promessa fantástica do seu método e faz você acreditar que tal método pode ser replicado com sucesso por qualquer pessoa, inclusive por você.

Mas esse produtor sabe que menos de 10% das pessoas que aplicarem seu método terão bons resultados e somente uma pequena fração (ou ninguém) terá realmente grandes resultados. Ou seja, é quase uma loteria. A diferença é que na loteria você sabe que suas chances são mínimas, pois ela está escancarada no cartão de apostas, como na Mega Sena, que é de 1 em 50.063.860, ou seja, é mais fácil você morrer atropelado sem sair de casa do que ganhar a Mega Sena. E o produtor inescrupuloso vai convencer você de que só depende de você e não de uma sorte tremenda e de vários outros fatores que podem impactar negativamente seus resultados.

É por esse motivo que você vê gente que some da internet depois de certo tempo. Lembra de que você pode enganar pouca gente por muito tempo e muita gente por pouco tempo, mas não pode enganar muita gente por muito tempo? Então você entendeu direitinho.

Conheço muitas pessoas que entraram em cursos de marketing digital, de tráfego pago, entre outros e não tiveram nenhum resultado além de perderem tempo e dinheiro. E essas pessoas acreditam que a culpa é delas mesmas por terem falhado em seguir fielmente todos os passos ensinados pelo seu guru.

Na verdade, elas contribuíram para duas coisas: para o aumento do patrimônio do guru e das plataformas de anúncios onde deixaram seu suado dinheiro.

O que eles não sabiam é que estavam competindo com profissionais altamente treinados e experientes que podem inclusive pegar um público já "aquecido" por eles. Eles ignoraram o fato de que havia grandes empresas disputando o mesmo espaço e que há um intrincado mecanismo entre o clique e o pagamento de uma comissão ou da realização de uma venda.

Sendo assim, no marketing digital, as promessas são muitas, mas a prática é de muito trabalho e aprendizado o tempo todo. Quem tem muitos recursos financeiros sempre terá vantagem sobre quem tem menos recursos, não adianta negar. 

Há influenciadores que vendem curso de tráfego pago e que aplicam mais de 100 mil reais por mês em campanhas. Você acha que com mil reais você consegue resultados de um por cento do que ele faz? O mais provável é que não consiga resultado positivo nenhum, a menos dos fatores sorte, grande sorte, e incrível sorte, como nas loterias. Então, mantenha os dois pés bem firmes no chão, porque não é fácil e rápido como muitos cantam por aí.

Ao terminar esse artigo, acabei de me dar conta do que fazia com que meus anúncios nos velhos Classificados do Diário e nos Populares do O Povo me dessem bons resultados.

Mas isso eu não vou contar aqui.

Desejo a você uma excelente aprendizagem! E até o próximo artigo.

Compartilhe conhecimento, porque Aprender é a Nossa Melhor Habilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.

BTC Como Criar Uma Carteira Off-line

zpub6rdz2Yy8C3q9hQ85s7diyT6D5adpbs6oueuPr3HoZhpZ6yxbYV5knLcJ7qoG3CE7j3N4bRjX9Cgfp44SB6Za7x9WfiGgXDwyorK8NTg4Ya6 O endereço acima é o de uma ...